Horário de verão termina neste domingo
22 de Fevereiro de 2012 14:35Agência Estado
Termina no próximo domingo, dia 26, o horário brasileiro de verão, que teve a maior temporada desde 1985. Os relógios devem ser atrasados em uma hora em dez estados das Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, além da Bahia e do Distrito Federal.
O horário de verão, iniciado em 15 outubro do ano passado, teve 133 dias por conta da coincidência entre o dia previsto para o término do horário de verão e o domingo de carnaval, quando o encerramento deve ser no fim de semana seguinte. No caso, dia 26 de fevereiro de 2012. O objetivo é evitar que, no meio da folia, a população se esqueça de ajustar os relógios.
Economia - A estimativa do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) é de que o horário de verão permita uma economia entre 75 e 100 milhões de reais para o país. A diminuição da demanda estimada de eletricidade é de 4,6%, ou o equivalente a 2.650 megawatts.
No Brasil, o horário de verão foi instituído pela primeira vez no verão de 1931/1932, pelo então Presidente Getúlio Vargas. Sua versão de estreia durou quase meio ano, vigorando de 3 de outubro de 1931 até 31 de março de 1932. No verão seguinte, foi reeditada a medida com a mesma duração da primeira versão.
Posteriormente, a adoção da medida foi retomada em períodos não consecutivos, nos anos de 1949 até 1953, de 1963 até 1968, e nos tempos atuais a partir de 1985. O período de vigência é bastante variado, mas a média nos últimos 20 anos está em torno de 120 dias de duração, no Brasil.
Notícias relacionadas
- Mulher morre engasgada com sêmem do amante em motel
- Filho e ex-mulher de cantor do Biquíni Cavadão são enterrados no Rio
- DF tem ovo de Páscoa de 1 metro de altura e 20 kg à venda por R$ 3 mil
- Canibal de Garanhuns diz que obedecia ordens de “arcanjos e querubins” para matar mulheres em ritual
- Revoltante: professor agride crianças no Egito; Veja o vídeo abaixo
-
Comente essa notícia
-
Comentários:
Deixe seu comentário:
- Últimas notícias
- 07:55 Combate à enxaqueca pode ser feito sem ajuda de remédio
- 07:41 Mais de 14 bairros ficam sem água em Maceió, confira a lista!
- 07:35 Professores da Ufal realizam assembleia, nesta quarta-feira
- 07:14 Pintor tenta ver a filha e diante da recusa da ex-mulher ele tenta agredi – lá
- Publicidade
- Notícias mais lidas agora
- 07:14 Pintor tenta ver a filha e diante da recusa da ex-mulher ele tenta agredi – lá
- 07:41 Mais de 14 bairros ficam sem água em Maceió, confira a lista!
- 07:35 Professores da Ufal realizam assembleia, nesta quarta-feira
- 07:55 Combate à enxaqueca pode ser feito sem ajuda de remédio
Clique aqui e siga o Alagoas Tempo no Twitter
Acompanhe o RSS do Alagoas em Tempo
Preços de combustíveis em Alagoas
Filmes nos cinemas de Maceió
Tábua de marés dos portos brasileiros
Acompanhe o AL em Tempo por RSS
