Atividade física intensa no carnaval pode levar a quadro de desidratação
20 de Fevereiro de 2012 13:57
Os foliões que pretendem participar da maratona de desfiles dos blocos de rua e de trios elétricos neste carnaval precisam tomar algumas precauções, como manter o corpo bem hidratado, orienta o médico da Câmara Técnica de Medicina Desportiva do Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro (Cremerj), Paulo César Hamdan.
“Toda atividade física extenuante pode levar a um quadro de desidratação. Somado a isso, o pessoal bebe (álcool), que é outro fator de desidratação." O ideal, segundo Hamdan, é que para cada dois ou três copos de álcool a pessoa beba um litro de água.
Especialista em atividade física, Hamdan recomendou que os foliões bebam bastante água, “o máximo que puderem”, além de isotônicos ou, até mesmo, soro caseiro. “Misturando uma colher de chá de sal e duas colheres de sopa de açúcar a um litro d’água, você tem o soro caseiro."
Uma medida simples para controlar a perda de água no organismo durante os festejos de carnaval é pesar-se antes de sair para os blocos e à noite, depois que chegar em casa. A diferença indicada na balança deve ser reposta com água para manter o balanço de hidratação, explicou.
Outro aspecto importante diz respeito à alimentação. O médico do Cremerj recomendou que as pessoas abusem de frutas nessa época, porque elas contém água e ajudam a hidratar. Além disso, o ideal é adotar uma alimentação à base de carboidratos, como massa e purê de batata. “Principalmente à noite, é uma alimentação ideal para ser armazenada pelo corpo como fonte de energia para o dia seguinte”.
Em relação às fantasias, a dica é usar roupas leves. “Roupas muito fechadas preservam o calor e o suor não evapora, causando situações que podem levar à intermação." A intermação é causada pelo aumento da temperatura corporal e pela má resfriação do corpo, incapaz de suar de forma adequada.
Hamdan explicou que a atividade física extenuante já configura um risco de desidratação. “Se estiver usando uma roupa muito fechada, o suor não vai evaporar, aumentando mais o risco de intermação. Bebendo álcool, outro fator que leva à desidratação, aumenta esse risco. São três situações que fazem com que você tenha um risco maior de chegar a um ponto de desidratação e intermação, sendo a hipertemia um quadro de emergência médica severa, que pode provocar arritmia e morte."
Notícias relacionadas
- Santa Mônica suspende atendimento após detectar vazamento em tubulação
- Uncisal emite nota esclarecendo recolhimento de material hospitalar
- Ações mobilizam população para Dia Mundial de Luta Contra a Aids
- Oftalmologista esclarece dúvidas sobre a visão
- Santa Casa de Maceió abre inscrições para estágio
-
Comente essa notícia
-
Comentários:
Deixe seu comentário:
- Últimas notícias
- 23:59 Abuso sexual é o 2º tipo mais comum de violência contra crianças, diz Saúde
- 22:41 Seplande realiza estudos para viabilização de novos APLs do setor industrial
- 21:30 Consumidor já encontra novos preços de carros, diz Fenabrave
- 20:27 Spa oferece implantes de silicone para cães
- Publicidade
- Notícias mais lidas agora
- 08:50 Homem é assassinado quando dormia com a mãe
- 10:06 Delegado ouve testemunhas que podem inocentar suspeito de matar jovens em Usina
- 08:41 Força Tática prende homem com arma de fogo no centro de Arapiraca
- 09:31 Alagoas participa da I Conferência Regional de Desenvolvimento Sustentável do Bioma Caatinga
- 11:18 Bruno, de Alagoas, está na final do Pnera do globoesporte.com
- 10:57 Prefeito anuncia inauguração da Avenida Pierre Chalita para 2 de junho
- 08:24 Pai entrega o próprio filho por estar com moto supostamente roubada
- 09:01 Alagoas e mais cinco estados ficam com proibição de circulação de animais
- 11:04 Produtores de laranja lima são capacitados para combater pragas e doenças
- 14:54 Ex-prefeito de União dos Palmares condenado à prisão
Clique aqui e siga o Alagoas Tempo no Twitter
Acompanhe o RSS do Alagoas em Tempo
Preços de combustíveis em Alagoas
Filmes nos cinemas de Maceió
Tábua de marés dos portos brasileiros
Acompanhe o AL em Tempo por RSS
