Trocar refrigerante por água realmente emagrece, diz estudo
19 de Fevereiro de 2012 18:46IG
Trocar seu refrigerante por água – ou ao menos a versão diet – realmente pode ajudar a perder alguns quilos, concluiu um recente estudo.
Uma sugestão bem comum na batalha contra os quilos a mais na balança é trocar os refrigerantes açucarados por água ou outras bebidas livres de calorias que ajudam a matar a sede.
Mas, mesmo sendo um conselho absolutamente lógico, até agora nenhuma pesquisa tinha sido feita para mostrar se mudar esse hábito realmente funciona na dieta.
Neste estudo, os pesquisadores designaram aleatoriamente 318 adultos com sobrepeso para um de três grupos: o primeiro substituiu bebidas açucaradas por água, o segundo trocou por bebidas diet, e o terceiro recebeu orientações sobre perda de peso e pôde fazer as trocas que quisesse na dieta.
Depois de seis meses, todos os três grupos haviam perdido, em média, de 2kg a 2,5kg Os dois grupos que cortaram as bebidas açucaradas, no entanto, foram mais propensos a perder ao menos 5% de seu peso inicial: isso ocorreu com 20% deles, contra 11% no grupo que recebeu apenas orientações sobre emagrecimento.
Uma perda de peso de 5% é “clinicamente significativa” – ou suficiente para que sejam observados benefícios à saúde, como a redução da pressão arterial, disse a pesquisadora principal, Deborah F. Tate, da Universidade da Carolina do Norte, em Chapel Hill (EUA).
“As pessoas que precisam perder peso, muitas vezes acham assustador revisar a dieta e adaptá-la de forma mais saudável. Trocar algumas bebidas doces por opções sem açúcar pode parecer uma alternativa relativamente fácil”, afirmou Tate em entrevista à Reuters Health.
Em média, os participantes do estudo perderam cerca de 2% de seu peso corporal. Para a pesquisadora, não é uma perda enorme, mas é um passo na direção certa.
“Pode ser um bom primeiro passo. Depois de se habituar a consumir bebidas livres de calorias, você pode fazer alterações nos seus hábitos alimentares” sugeriu ela.
As descobertas, publicadas no American Journal of Clinical Nutrition, são baseadas em adultos que eram significativamente obesos, e estavam ingerindo pelo menos 280 calorias em forma de líquidos (excluindo leite) todos os dias.
Siga o iG Saúde no Twitter
Embora o grupo que trocou o refrigerante com açúcar pelo diet tenha emagrecido, em média, tanto quanto o que subsitituiu a bebida açucarada por água, este último apresentou reduções significativas da pressão arterial – bem maiores do que o grupo do refrigerante diet.
Não está claro por que isso aconteceu, afirmou Tate. Mas o grupo teve melhores níveis de hidratação, o que pode ajudar a explicar a melhora da pressão arterial.
Alguns estudos já descobriram que as pessoas que bebem regularmente refrigerantes diet de fato têm um maior risco de desenvolver diabetes quando comparados com pessoas que passam longe das bebidas adoçadas artificialmente. Mas as razões para essa relação ainda são desconhecidas, e podem não ser relacionadas com as bebidas dietéticas por si só.
Notícias relacionadas
- Santa Mônica suspende atendimento após detectar vazamento em tubulação
- Uncisal emite nota esclarecendo recolhimento de material hospitalar
- Ações mobilizam população para Dia Mundial de Luta Contra a Aids
- Oftalmologista esclarece dúvidas sobre a visão
- Santa Casa de Maceió abre inscrições para estágio
-
Comente essa notícia
-
Comentários:
Deixe seu comentário:
- Últimas notícias
- 23:59 Abuso sexual é o 2º tipo mais comum de violência contra crianças, diz Saúde
- 22:41 Seplande realiza estudos para viabilização de novos APLs do setor industrial
- 21:30 Consumidor já encontra novos preços de carros, diz Fenabrave
- 20:27 Spa oferece implantes de silicone para cães
- Publicidade
- Notícias mais lidas agora
- 08:50 Homem é assassinado quando dormia com a mãe
- 10:06 Delegado ouve testemunhas que podem inocentar suspeito de matar jovens em Usina
- 08:41 Força Tática prende homem com arma de fogo no centro de Arapiraca
- 09:31 Alagoas participa da I Conferência Regional de Desenvolvimento Sustentável do Bioma Caatinga
- 10:57 Prefeito anuncia inauguração da Avenida Pierre Chalita para 2 de junho
- 11:18 Bruno, de Alagoas, está na final do Pnera do globoesporte.com
- 08:24 Pai entrega o próprio filho por estar com moto supostamente roubada
- 09:01 Alagoas e mais cinco estados ficam com proibição de circulação de animais
- 11:04 Produtores de laranja lima são capacitados para combater pragas e doenças
- 14:54 Ex-prefeito de União dos Palmares condenado à prisão
Clique aqui e siga o Alagoas Tempo no Twitter
Acompanhe o RSS do Alagoas em Tempo
Preços de combustíveis em Alagoas
Filmes nos cinemas de Maceió
Tábua de marés dos portos brasileiros
Acompanhe o AL em Tempo por RSS
