Prefeituras serão notificadas para resolver problema dos lixões
16 de Fevereiro de 2012 15:50
A maioria das prefeituras de Alagoas receberá, ainda no início de 2012, nova notificação para apresentar ao Instituto do Meio Ambiente (IMA) projeto para destinação dos resíduos sólidos. Há cerca de um ano foi iniciado um levantamento sobre as condições das áreas que servem para depósito de lixo dos municípios. Hoje (16) a prefeitura de União dos Palmares recebeu uma intimação e o prazo de dez dias para apresentar um planejamento.
Entre os anos de 2008 e 2009 a maioria das prefeituras foi notificada a se adequar quanto ao que prevê a legislação. Algumas iniciaram processos e apresentação dos projetos, como é caso das nove que aderiram ao consórcio público para implantação do Plano de Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos da Bacia do Rio São Francisco.
O diretor-presidente do IMA, Adriano Augusto, disse que o consórcio é uma saída inteligente para resolução conjunta do problema. “A legislação prevê esse tipo de alternativa, mesmo assim é necessário que haja iniciativa e esforço coletivo. A busca pela solução para esse tipo de problema não deve ser apenas do órgão ambiental responsável, mas de todos”, argumentou.
A Política Nacional de Resíduos Sólidos é instituída pela Lei nº 12.305/2010. Ela “reúne o conjunto de princípios, objetivos, instrumentos, diretrizes, metas e ações adotados pelo Governo Federal, isoladamente ou em regime de cooperação com Estados, Distrito Federal, Municípios ou particulares, com vistas à gestão integrada e ao gerenciamento ambientalmente adequado dos resíduos sólidos”, conforme redação própria.
Segundo Ricardo César, diretor-técnico do IMA, há aproximadamente um ano foi iniciado um levantamento da situação atual. “Aquelas que não apresentaram projeto serão novamente notificadas para apresentar o projeto de aterro controlado”, argumentou. Ele disse ainda que esse é o primeiro passo para resolução e que, junto com os estudos e apontamentos de como serão tratados os resíduos sólidos, as prefeituras devem solicitar ainda as licenças prévia, de instalação e a de operação.
União dos Palmares
No caso da prefeitura de União dos Palmares, após receber denúncias, uma equipe formada por dois técnicos da Diretoria de Monitoramento e Fiscalização (Dimfi) esteve no local para averiguar a situação. Eles encontraram um lixão a céu aberto, onde é depositado todo tipo de resíduo sólido.
A equipe entregou uma intimação ao prefeito Areski Freitas Junior, com a determinação do prazo de dez dias para apresentação de um planejamento. “A prefeitura pode recorrer quanto ao tempo estabelecido, mas nós vamos observar o que diz a legislação. De todo modo, para não sofrer as sanções penais e administrativas, terá que apresentar a solução para implantação do aterro controlado e recuperação da área onde hoje está o lixão”, explica Ricardo César.
Notícias relacionadas
- Brothers afirmam que fariam sexo sobre o edredom
- Meteorologia prevê chuva para Alagoas
- 17 praias estão impróprias para banho em Alagoas
- Molion afirma que próximos invernos serão mais severos
- Retirada de árvores é debatida pela população em audiências públicas
-
Comente essa notícia
-
Comentários:
Deixe seu comentário:
- Últimas notícias
- 23:59 Abuso sexual é o 2º tipo mais comum de violência contra crianças, diz Saúde
- 22:41 Seplande realiza estudos para viabilização de novos APLs do setor industrial
- 21:30 Consumidor já encontra novos preços de carros, diz Fenabrave
- 20:27 Spa oferece implantes de silicone para cães
- Publicidade
- Notícias mais lidas agora
- 08:50 Homem é assassinado quando dormia com a mãe
- 10:06 Delegado ouve testemunhas que podem inocentar suspeito de matar jovens em Usina
- 08:41 Força Tática prende homem com arma de fogo no centro de Arapiraca
- 09:31 Alagoas participa da I Conferência Regional de Desenvolvimento Sustentável do Bioma Caatinga
- 10:57 Prefeito anuncia inauguração da Avenida Pierre Chalita para 2 de junho
- 08:24 Pai entrega o próprio filho por estar com moto supostamente roubada
- 09:01 Alagoas e mais cinco estados ficam com proibição de circulação de animais
- 11:04 Produtores de laranja lima são capacitados para combater pragas e doenças
- 14:54 Ex-prefeito de União dos Palmares condenado à prisão
- 11:18 Bruno, de Alagoas, está na final do Pnera do globoesporte.com
Clique aqui e siga o Alagoas Tempo no Twitter
Acompanhe o RSS do Alagoas em Tempo
Preços de combustíveis em Alagoas
Filmes nos cinemas de Maceió
Tábua de marés dos portos brasileiros
Acompanhe o AL em Tempo por RSS
